GESTÃO ESCOLAR

GESTOR ESCOLAR E CONSELHO PARTICIPATIVO

  • Sarah Daniele de Oliveira Ramos
Palavras-chave: Gestor Escolar, Conselho Escolar, Conselho Participativo

Resumo

O presente artigo aborda questões sobre o papel do Gestor Escolar na condução e desenvolvimento de processos de gestão de qualidade, baseados na união de toda a comunidade escolar, a integração escola - família e na participação de um Conselho Escolar ativo e participativo. O objetivo foi discutir a dinâmica de um conselho de classe participativo, seu conceito e contexto. A metodologia utilizada foi á pesquisa bibliográfica, buscando subsídios para um melhor entendimento sobre o papel deste profissional, junto á comunidade escolar; assim como o Conselho Escolar, que é uma estrutura representativa, onde juntos compõem o núcleo de decisão da escola para um melhor ensino-aprendizagem, onde os resultados positivos contemplarão a todos.  Os resultados apontam que o conceito de participação ainda não é compreendido pelos participantes da comunidade escolar. Portanto, a participação acontecerá na medida em que os envolvidos apropriem dos procedimentos e conceitos. Neste sentido o gestor tem um papel determinante, o de indutor de mudanças.

Referências

BRASIL. Assembléia Nacional Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Imprensa do Senado, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, Distrito Federal: Senado, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

LUCK, H. A Escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1990.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: a contribuição dos pais. 2.ed. São Paulo: Xamã, 1997.
Publicado
2020-02-04