LIVRO DIDÁTICO, LITERATURA E ENSINO

  • Ana Paula da Silva Silva UEL
Palavras-chave: Literaura, ensino, livro didático

Resumo

Este artigo faz uma análise qualitativa acerca da estrutura de exercícios do livro didático Jornadas.port, da editora Saraiva, do 6º ano do ensino fundamental. O objetivo é verificar a abordagem do texto literário nessa obra, observando o tratamento dispensado à literatura por meio das atividades relacionadas ao gênero poema. A análise fundamenta-se nas orientações dos documentos oficiais ao ensino da literatura no ensino básico e em princípios da teoria da Estética da Recepção, com o propósito de verificar se, de fato, questões sobre a literatura são exploradas a fim de formar o leitor literário e oportunizar o acesso a essa arte enquanto direito humano. Para tal, atividades em torno do gênero poema foram utilizadas como referência para tais reflexões, uma vez que, dentro da grande diversidade de gêneros literários, ele é muito recorrente nos materiais didáticos. Percebe-se, a partir deste trabalho, a necessidade de aprimorar o livro didático, importante ferramenta do trabalho docente, no sentido de aproximar o que é proposto nas recentes teorias voltadas ao ensino da literatura e nos documentos oficiais com o que se tem conseguido realizar efetivamente em sala de aula por meio da utilização desse recurso.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988, 292 p. disponível em< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acessado em 05 nov. 2016.
BRASIL. Edital de Convocação para Inscrição no Processo de Avaliação e Seleção de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2014 – Ensino Fundamental. Brasília: 2011.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, 1998.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In:___________. Vários escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas cidades, 2004. P.169 -191.
DELMANTO, Dileta; CARVALHO, Laiz B. Jornadas.port – Língua Portuguesa, 6º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1996.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática, 1994.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica– Língua Portuguesa. Curitiba, 2008.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (organizadoras). Escolarização da leitura literária. 2ª ed., 2ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ZILBERMAN, Regina. Parecer sobre a obra ‘Receita de olhar’. Disponível em< www.fnlij.org.br> Acessado em 04 nov. 2016.
Publicado
2020-02-04