UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

  • Beatriz Haas Delamuta UEM
  • Keoma Lima Cavalcante
  • Natany Dayani de Souza Assai
Palavras-chave: Sequência Didática. Momentos Pedagógicos. Cinética Química.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de Cinética Química, mediante a uma Sequência Didática que sistematiza os Três Momentos Pedagógicos. Pode-se definir uma sequência didática como sendo um conjunto de atividades bem organizadas para a realização de objetivos educacionais que favoreçam um processo educativo efetivo. Neste caso, o conceito químico escolhido para ser trabalhado nessa sequência didática, foi o de Cinética Química, por ser um conteúdo fundamental para aprendizagem de outros conceitos químicos; abstrato dificultando a prática do professor e por ser de difícil entendimento para os alunos. A proposta da sequência didática, foi dividida em 3 etapas, totalizando quatro horas/aula, a qual pode ser adaptada para o público alvo proposto. Vale comentar que espera-se com essa proposta, que os professores consigam trabalhar de maneira diferenciada, instigando o interesse e a curiosidade dos alunos por esse conceito químico, tornando seu papel como mediador e o do aluno como autor da construção do seu próprio conhecimento.

Referências

BERNARDELLI, M. S. A interdisciplinaridade educativa na contextualização do conceito de transformação química em um curso de ciências biológicas. 2014. 218 f. Tese (Programa de Pós – Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
CALEFI, P. S; DOS REIS, M. J; ARAÚJO, A. C; Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos para Educação Ambiental. Enseñanza de Las Ciencias, n. extra, p.5105-5109, 2017.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GEHLEN, S. T; MALDANER, O. A; DELIZOICOV, D. Momentos Pedagógicos e as Etapas da Situação de Estudo: Complementariedades e Contribuições para a Educação em Ciências. Ciência & Educação, v.18, n.1, p.1-22, 2012.
GIACOMINI, A. Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n.2, p. 340-355, 2015.
MARTORANO, S. A. A. As dificuldades no ensino e aprendizagem do tema Cinética Química: uma pequena revisão sobre o tema. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVII ENEQ). Ouro Preto, MG, Brasil, 2014.
SANGIOGO, F. A.; HALMENSCHLAGER, K. R.; HUNSCHE, S.; MALDANER, O. A. Pressupostos Epistemológicos que Balizam a Situação de Estudo: Algumas Implicações ao Processo de Ensino e à Formação Docente. Ciência & Educação, v.19, n.1, p.35-54, 2013.
VIEIRA, L. B. G; FERNANDES, G. W. R; MALDANER, O. A; MASSENA, A. P. Situação de
Estudo: O que vem Sendo Publicado em Eventos e Periódicos da Área de Ensino de Ciências? Revista Ensaio, v.20, Belo Horizonte, 2018.
ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
Publicado
2019-04-08