CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Sidney Lopes Sanchez Junior Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Neurociências. Cérebro. Educação. Aprendizagem

Resumo

A neurociência estuda os neurônios, os órgãos do sistema nervoso, bem como suas funções específicas. Sendo assim, a aprendizagem, os novos comportamentos são resultados das atividades dessas estruturas. Ao estabelecer uma conexão do cérebro com a aprendizagem, é importante que se tenha um conhecimento básico de como as informações circulam por ele. A psicologia cognitiva define a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o meio, em que os conhecimentos vão se integrando a estrutura cognitiva.  Compreender esses processos proporciona ao professor condições de propor estratégias pedagógicas com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona, dispondo de estratégias mais eficientes e significativas. Os conhecimentos agregados as neurociências podem contribuir substantivamente para a educação, ainda melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.

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Publicado
2019-03-27

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