A PALAVRA/ A IMAGEM - O POEMA/ A TELA:

LITERATURA E PINTURA EM RELAÇÕES DIALÓGICAS

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Literatura, Relações dialógicas.

Resumo

O presente trabalho delimitou como proposta analítica o ensino e a aprendizagem de literatura com fundamentação nos pressupostos teórico-metodológicos de Mikhail Bakhtin (1895-1975), Valentin N. Volóchinov (1895-1936) e Pável N. Medviédev (1891-1938), integrantes do Círculo de Bakhtin. Nossas inquietações se devem, sobretudo, às reações de desinteresse e desvalor de alunos, em sala de aula, quanto aos gêneros Literatura e Pintura que são trabalhados. Parte considerável dos alunos de graduação dos cursos de Letras em Universidades Federais não possui estímulo pela leitura literária, e percebeu-se que o maior problema está na metodologia docente, no como interagir com os alunos e dialogar através de leituras (interdiscursivas). Nosso objetivo consiste em analisar a importância do viés dialógico-discursivo como metodologia a ser utilizada em sala de aula para a formação de jovens leitores críticos, uma vez que estes passam a estabelecer relações dialógicas entre enunciados e, consequentemente a sentir gosto pela leitura literária. De igual modo, viabiliza a que professores de universidade repensem suas práticas de ensino, (re)acentuando metodologias cujo prisma seja a interação. Para tanto, delimitamos como corpus, para análise, o poema A mesma mão que dá propina, dos Goliardos, e a tela Aquellos polvos, de Francisco Goya.

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva dialógica dos estudos da linguagem. É integrante do GPLEI (Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação).  

Referências

AZEVEDO, R. Aspectos da literatura infantil no Brasil, hoje. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação o leitor. São Paulo, DCL, 2004.
BAKHTIN, M. Teoria do romance I: A estilística. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2015.
________.Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do russo; tradução Paulo Bezerra. 5ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1979].
_______. O discurso no romance. (1924). In: Questões de literatura e de estética - A Teoria do Romance. Equipe de tradução (do russo): Aurora Fornoni Bernardini; José Pereira Júnior; Augusto Góes Júnior; Helena Spryndis Nazário; Homero Freitas de Andrade. 6ª edição. Editora Hucitec - São Paulo, 2010 (1930-1934).
BANDEIRA, M. Coleção melhores poemas. Seleção de Francisco de Assis Barbosa. Editora Global, 2016.
BAYARD, P. Como falar dos livros que não lemos? Tradução Rejane Janowitzer, Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
BRUSATIN, M. A History of Colors. Ed. Shambhala, 1991
COVRE, B. Os Caprichos de Goya. Revista Os triunfos do Carnaval – MAES. Espírito Santo: UFES, 2010.
ECO, H. Sobre a literatura. – 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo, Parábola editorial, 2009.
GOYA, F. Aquellos Polvos. In: Museo del Prado. Pesquisa em: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/aquellos-polbos/a6a5d912-f4be-4c67-bd13-8c71c4fa235c. Acesso em: 19.12.2018
MALRAUX, A. As vozes do silêncio II. Coleção Vida e Cultura. São Paulo: Livros do Brasil, 1988.
MEDVIÉDEV, P. N. O Método Formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. Tradutoras: Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].
ROCHA, R. Literatura Infantil. Entrevista publicada em http://www.uol.com.br/ruthrocha/ home.htm. Aacesso em: 19.12.2018
SANTANA, W. K. F. Ensino dialógico de literatura na educação básica e a formação de sujeitos críticos. In: PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. SILVEIRA, Éderson Luís (orgs). O ensino na Educação Básica: Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.
STELLA, Paulo Rogério. Palavra. In: BRAIT, Beth (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
WOENSEL, M. Carmina Burana. São Paulo: Ars poética, 1994.
Publicado
2019-03-27

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##