NÚCLEO DE ENSINO

APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE NIVELAMENTO

Mecanismos de nivelamento

Em auxilio ao discente em seu trajeto acadêmico, a FACCREI/FACED tem como política institucional a prática de mecanismo de nivelamento com vistas a favorecer o desempenho de forma integral e continuada. Esse mecanismo é compreendido por dois programas complementares. O Programa de Nivelamento - PN e o Programa de Acompanhamento de Conteúdo - PAC.

O PN é uma atividade programada com vistas ao atendimento aos acadêmicos entrantes e tem como estratégia de ação uma programação diferenciada onde se desenvolve atividades de apoio a demanda de desconhecimento das estruturas e dinâmicas institucionais; desnivelamento de conteúdo programático e ansiedade pela nova situação pessoal de estar no ensino de terceiro grau. Para dar atenção às demandas encontradas, foi desenvolvido atividades direcionadas: -apresentação institucional com participação de todos os setores da FACCREI/FACED; -aulas específicas de português e matemática com vistas a dar um suporte fundamental para as disciplinas específicas; - atividades motivacionais e de mobilização para os desafios do curso superior. Estas atividades acontecem em um calendário especialmente desenvolvido para os calouros visto que o inicio das atividades deste grupo sempre antecede uma semana ao demais acadêmicos dando, desta forma, um atendimento especial e integral.

O PAC é um programa que acontece no segundo bimestre com vistas auxiliar acadêmicos identificados em conteúdos específico . Diante de dificuldades identificadas de um grupo de acadêmicos dos primeiros períodos, em conteúdos de base necessários para o efetivo desenvolvimento de uma disciplina correlata, é organizado e ofertado aulas de revisão-reforço e auxilio para suprir dificuldades de fundamentos e de conduta que possam estar interferindo no desempenho do curso. Essa dificuldade é demonstrada nas notas bimestrais abaixo da média e por iniciativa dos acadêmicos quando da solicitação junto ao Setor de Apoio - Psicopedagógico. Esse programa tem como foco o problema identificado do não acompanhamento de conteúdo específico revelado nas notas, de difícil recuperação espontânea e que tenha como fundamento a dificuldade de estratégia de estudo ou de conteúdo de base. Este programa prima por ser flexível de acordo com as necessidades despertadas, podendo ter sua dinâmica alterada a qualquer momento com vistas a atender as demandas diferenciadas e complementares de cada momento pedagógico.

Os dois mecanismos de Nivelamento PN e PAC se desenvolvem com uma coordenação mas sua característica principal é de ser inter-setorial tendo a participação efetiva de vários segmentos da Instituição.
Os programas desenvolvidos são arquivados em projetos - relatórios substanciados e os acadêmicos e profissionais envolvidos recebem certificados para construção das horas extracurriculares e currículos. Os programas são semestralmente planejados tendo como base de análise os pontos positivos e pontos à considerar, visando estar sempre atualizado e servindo como mecanismos de nivelamento efetivo e eficiente.

 

Faccrei - Faced: PR 160, km 04, Conjunto Universitário - Cornélio Procópio - PR
Telefone (43) 3524-3301 ou 3524-2314 (Ramais)