Núcleo de Pesquisas e Iniciações Científicas

APRESENTAÇÃO

O NP/IC da FACCREI tem a missão de promover, supervisionar, coordenar e apoiar a PESQUISA e a INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

São deveres do NP/Iniciação Científica:

• Coordenar a elaboração do planejamento das atividades de Pesquisa e da Iniciação Científica ;
• Supervisionar e avaliar o desenvolvimento da pesquisa e da Iniciação Científica;
• Coordenar a análise técnico-científica dos projetos de Pesquisa e apresentá-los aos órgãos competentes para aprovação;
• Manter intercâmbio com instituições científicas, visando a incentivar os contatos entre pesquisadores e o desenvolvimento de projetos comuns;
• Elaborar normas sobre a organização e funcionamento da Pesquisa e da Iniciação Científica;
• Promover a atualização e aperfeiçoamento permanente dos docentes e discentes;
• Fazer intercâmbio entre a graduação e a pós-graduação.

Pesquisa

A produção científica do corpo docente e discente do FACCREI está evidente em vários meios de divulgação externa e interna como a Revista Eletrônica, a Pré – Edição , bem como na divulgação dos trabalhos em outros meios junto a comunidade, criados pela necessidade de divulgar os resultados das pesquisas que dão origem as monografias de conclusão de cursos. Apesar da não obrigatoriedade de realizar pesquisa, por ser uma Faculdade, tem implantado em sua política diversas modalidade de apoio ao docente e discente que resultam em publicações científicas.

 

Grupos de pesquisa

O que é um grupo de pesquisa? Como saber se as atividades desenvolvidas por um conjunto de pesquisadores constituem um grupo de pesquisa?

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

– cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
– no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
– cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa;
– e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador. Na quase totalidade desses casos, os grupos se compõem do pesquisador e de seus estudantes.

Nota: Conceito de grupo de pesquisa: trata-se de um grupo de pesquisadores, estudantes e pessoal de apoio técnico que está organizado em torno à execução de linhas de pesquisa segundo uma regra hierárquica fundada na experiência e na competência técnico-científica. Esse conjunto de pessoas utiliza, em comum, facilidades e instalações físicas. Como se vê, a(s) linha(s) de pesquisa subordina(m)-se ao grupo, e não o contrário.

Itens que devem ser evitados na formação de um grupo de pesquisa:

– Grupos unitários (formados por apenas 1 pesquisador);
– Grupos sem estudantes;
– Grupos sem técnicos;
– Grupos com mais de dez pesquisadores;
– Grupos com mais de 10 linhas de pesquisa;
– Grupos onde o líder não é doutor;
– Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
– Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos (*);
– Estudantes que participam de dois ou mais grupos;
– Pesquisadores ou estudantes sem CV Lattes;
– Grupos semelhantes.

Quem é um líder de grupo?

O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual naquele ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos.

Como são identificados os líderes de grupos de pesquisa?

A identificação de líderes de grupos é de total responsabilidade da instituição, através do dirigente institucional de pesquisa (Coordenador de pesquisa). O CNPq auxilia nesse processo disponibilizando aos dirigentes, no site a eles destinado, ferramentas de consulta à base de currículos Lattes, de bolsistas de produtividade em pesquisa e de orientadores de bolsistas de mestrado e doutorado do CNPq.

Quem são os pesquisadores de um grupo?

Pesquisadores são os membros graduados ou pós-graduados da equipe de pesquisa, direta e criativamente envolvidos com a realização de projetos e com a produção científica, tecnológica e artística do grupo. Estagiários pós-doutorais devem ser considerados como pesquisadores do grupo.

Como são identificados os pesquisadores e estudantes de um grupo?

O CNPq não interfere nesse nível de definição. Cabe aos líderes de grupos definir quais são os pesquisadores, estudantes e técnicos de seus grupos. No caso dos estudantes, é necessário que estejam matriculados em curso de graduação ou pós-graduação. Por outro lado, cabe aos dirigentes de pesquisa a identificação dos líderes e a certificação dos grupos de sua instituição.

Os projetos de pesquisa do FACCREI estão enfatizados nas áreas, listados abaixo:

Linhas de Pesquisa:

• Direito;
• Administração;
• Educação – parceria (UENP e UTFPR);

• Multidisciplinar;

Projetos:

• Em andamento.

Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Cientifica tem como objetivo primordial viabilizar a participação de estudantes de graduação do FACCREI em projetos de pesquisa institucionais ou individuais, orientados por um professor da Instituição, despertando a vocação científica e preparando-os para o ingresso na pós-graduação.
O Programa de Iniciação Cientifica é regido por Regulamento próprio e funciona através de dois programas:

a) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica:

Que contempla os alunos com cotas de bolsas que serão fornecidas pela FACCREI e por empresas de fomento à pesquisa.

b) Programa de Iniciação Científica Voluntário

Já o Programa de Iniciação Cientifica Voluntário dá espaço ao aluno que queira voluntariamente participar do Programa de Iniciação Científica sem ser contemplado com bolsa.

Os resultados obtidos no Programa de Iniciação científica serão divulgados no em evento próprio promovido pela FACCREI e publicados em formas de anais em CD-Rom e nos Anais de Iniciação Científica On-line do FACCREI.

 

Regulamentos

REGULAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA

REGULAMENTO DO PROJETO DE INICIACAO CIENTIFICA

Contato

E-mail para contato: diracademica@faccrei.edu.br