A Região

A Região

A população atual de Cornélio Procópio está estimada em 48.677 (quarenta e oito mil, seiscentos e quinze) habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2017), dos quais a maioria se encontra na zona urbana e uma pequena parcela na zona rural. Ainda de acordo com os resultados do IBGE (2017), toda a região apresenta um crescimento contínuo da população, reflexo, entre outros fatores, da baixa taxa de mortalidade infantil.

A potencialidade econômica do município deixou de ser exclusivamente agrícola a partir da década de 70, anteriormente centrada principalmente na cultura do Café. A partir de 1970, Cornélio Procópio deixou a dependência total da agricultura, passando para a economia agroindustrial, com o surgimento de diversas indústrias de beneficiamento de produtos agrícolas, com destaque para Cia. Iguaçu de Café Solúvel e Kanebo Silk do Brasil S/A.

A agropecuária, hoje, mais racional, mais moderna, mais intensiva e com maior poder produtivo, continua a ter um grande papel na economia do Município, respondendo por aproximadamente 8% do PIB Municipal. Com a diversificação das culturas, junto com o café, produz soja, trigo, milho, cana-de-açúcar e diversos outros produtos comerciais alimentares, com destaque no setor frutífero.

Na pecuária, o Município e a região, possuem produtores de diversas raças; com destaque nacional em bovinos da raça nelore e marchigiana.

A força do setor é tão forte, que o Município possui uma Feira Agropecuária de Médio Porte – EXPOCOP, que já se destaca como uma das principais feiras em comercialização do Paraná, sendo realizada sempre no mês de agosto ou setembro.

Com o desenvolvimento de Cornélio Procópio, a indústria, inicialmente voltada ao setor agrícola, diversificou, principalmente com o surgimento da formação de mão-de-obra especializada, formada pelas escolas técnicas que foram implantadas no Município: UTFPR, SESC, SENAC. Com o apoio do Executivo Municipal, através de incentivos e criação de Parques Industriais. Cornélio Procópio já conta com Indústrias nas áreas de Confecções, Tornearia Mecânica, Metalurgia e de Eletroeletrônicos. Hoje, o setor industrial responde por aproximadamente 31% do PIB Municipal.

E como não podia deixar de ser, o setor terciário, de serviços, é um dos setores que mais cresce no Município, como o que vem ocorrendo em todo o País, respondendo por cerca de 61% do PIB Municipal. Como polo regional de mais de 23 municípios, Cornélio Procópio está se fortalecendo na prestação de serviços, com destaque para o setor médico-hospitalar. O comércio existente no Município é de médio porte, suprindo todas as necessidades da população, com preços competitivos e com produtos de boa qualidade. Cornélio Procópio é sede da 6ª Microrregião, dentro da distribuição político-administrativa do Estado do Paraná, compreendendo 23 municípios diretos. Possui escritórios de representação de todas as Secretarias de Estado, que coordenam as ações setoriais do Governo do Paraná para toda a região.

Segundo informações dos IBGE (2017), em 2015, o salário médio mensal dos procopenses era de 2.1 salários mínimos, e a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 36.2%. Em comparação com os outros municípios do estado, C. Procópio ocupava as posições 131 de 399 e 31 de 399, respectivamente. Se comparada a cidades do país todo, ficava na posição 1559 de 5570 e 286 de 5570, respectivamente.

Considerando os domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, 29.8% da população se encontrava nessas condições, fato este que colocava o município na posição 298 de 399 dentre as cidades do estado e na posição 4715 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Na área educacional, em média, cerca de 1750 (mil setecentos e cinquenta) alunos concluem o ensino médio todos os anos no município. Ao todo, Cornélio Procópio possui cerca de 10.000 (dez mil) alunos matriculados nos ensinos pré-escolar, fundamental e médio, entre as escolas públicas e privadas.

Com o surgimento da Faculdade Cristo Rei (FACCREI), Cornélio Procópio ampliou sua influência de maneira direta, atingindo aproximadamente 30 (trinta) Municípios e 15 (quinze) Distritos, pertencentes aos Estados do Paraná e de São Paulo, alcançando aproximadamente uma população de 800.000 (oitocentos mil) habitantes nos dois Estados.

Fechar Menu